Expansão do IoT e desempenho da Telecom

Telecom

A expansão do IoT é um fator que está diretamente ligado ao melhor desempenho da Telecom. Para entender melhor essa ligação é preciso compreender o conceito de IoT.

A sigla IoT significa Internet das Coisas, mais precisamente a interconexão digital dos dispositivos em uma rede que é capaz de transmitir dados variados.

Nesse texto você vai entender melhor a relação existente entre esses conceitos, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

 Leia também: https://patentimages.storage.googleapis.com/34/4b/51/87f77b17fb8caf/US9847961.pdf

Telecom
Fonte: https://cio.com.br/10-perguntas-a-serem-feitas-ao-selecionar-uma-solucoes-de-e-iot/

A Tecnologia

Diversos avanços tecnológicos e recursos foram empregados para prover a conexão da forma atual entre esses dispositivos. Essa conexão é a base da troca de dados e da prática do propósito IoT.

Diversas tecnologias fazem parte do conceito IoT, como o bluetooth, sensores diversos, até mesmo o RFID. A concepção da descoberta do IoT é muito interessante, pois basicamente já existia na indústria, como automação dos equipamentos utilizados.

De modo geral, podemos dizer que o IoT migrou da indústria, para os  equipamentos, para a casa, passou-se para os dispositivos móveis, equipamentos domésticos, como a geladeira, ao invés de sincronizar as informações das máquinas pesadas, como os que eram da indústria.

O objetivo é trazer mais comodidade e facilidade para os usuários.

Leia também: https://patentimages.storage.googleapis.com/34/4b/51/87f77b17fb8caf/US9847961.pdf

A TIM possui aparelhos com o valor parcelado com o plano! Veja mais em https://maistim.com.br!

IoT: Aplicação e tecnologia

Hoje, contamos com diversas aplicabilidades do IoT, desde relógios, telhas de casas, câmeras, headphones e muitos outros. Todos esses dispositivos estão interligados pela internet e um pode ser controlado através de outros.

A rede interligada de IoT está crescendo a cada dia mais. Cada vez mais dispositivos compatíveis para serem ligados e, além disso, diversos novos equipamentos estão sendo criados todos os dias, já adaptados a nova realidade.

Transformação digital: o futuro é hoje

Transformação digital é a nova expressão que está em alta, é muito conhecida e divulgada. Nos últimos anos, ela vem sendo citada como diretamente ligada ao IoT, nas residências e ambientes corporativos.

Falando em coorporativo, atualmente, há um aumento considerável da utilização do IoT,  tanto na produção de novos dispositivos, quanto no incentivo para serem ligados à rede.

Já na área de educação e formação superior, é considerável o número de instituições com matérias relacionadas ao IoT. Isso revela que a Internet das Coisas será o futuro da sociedade que conhecemos hoje, uma sociedade totalmente adaptada.

Aliada a essa nova tecnologia, há também dois outros termos que estão diretamente relacionadas e possuem excelente interação entre si.

A primeira é a blockchain, que provê segurança extra para os aparelhos digitais conectados, para fins de crackeamento. E a segunda é a Inteligência Artificial, que está consumindo esses dados gerados pelos dispositivos para adicionar aprendizado e melhora das redes artificiais.  

Unidas, essa tríade está viabilizando uma revolução no mercado, o que representa um ganho para o cliente final em termos de comodidade e acessibilidade.

 Saiba mais sobre o tema: http://www.seidatacollection.com/magazine/Public/uploads/admin/20160223/56cbeb5a31bf9.pdf

Big Data

Bom, não se pode esquecer de outra tecnologia muito relevante nos dias atuais, ela é grande estimuladora e amiga do IoT, trata-se do Big Data.

Os objetos conectados nessa rede de IoT, por princípio, transmitem dados para serem processados ou servirem de gatilhos. Eles também interagem uns com os outros em determinados momentos.

Todos esses eventos produzem uma quantidade de dados considerável. E quando se tem muitos dispositivos conectados, a quantidade de dados aumenta de forma exponencial. É aí que o Big Data entra!

Ao analisar a relevância desse processo natural do IoT, logo se percebe que o meio empresarial pode tirar proveito desse aglomerado de dados, e ele realmente faz uso.

Claro, tudo isso ligado ao lucro, quanto mais informações para analisar, melhor a probabilidade de uma boa venda e mais clientes satisfeitos.

Leia também: https://www.researchgate.net/profile/Bruno_Merlin/publication/336003490_Desenvolvimento_de_um_sistema_de_automacao_residencial_de_baixo_custo_aliado_ao_conceito_de_Internet_das_Coisas_IoT/links/5df79e4c4585159aa480c120/Desenvolvimento-de-um-sistema-de-automacao-residencial-de-baixo-custo-aliado-ao-conceito-de-Internet-das-Coisas-IoT.pdf

Expansão do IoT

Os números encontrados pelos especialistas são de impressionar, eles apontam que em 2020 cerca de 25 bilhões de dispositivos estarão interligados a sistemas que possuem inteligência. Ou seja, sistemas que podem consumir os dados gerados. Dados que atingem cerca de cinco trilhões de gigabytes de dados no ano.

Muitas pessoas não sabem, mas o agronegócio é uma das áreas que mais utiliza o IoT. Agendamento de irrigação, desativação da irrigação pelo celular, Dashboard com informações importantes do dia como radiação solar, gestão de sementes, gestão de insumos, dentre outros.

Na área industrial, certo estudo revelou um aumento de 30% do uso de IoT, já a automação domestica também teve aumento de quase 10% em um ano. O aumento anual médio é de 20%.

O mercado de IoT é relativamente novo com muito espaço para empreendedores e novas ideias.

Telecom
Fonte: https://www.pcguia.pt/2019/10/apsei-o-impacto-da-iot-no-negocio-da-seguranca/

Expansão do IoT e desempenho da Telecom

Lembramos que para que tudo isso dê certo, precisamos interligar os dispositivos, logo a evolução do 4G e, agora, a chegada do 5G tem impacto direto na expansão do IoT.

Fora isso, as operadoras de telecomunicações estão utilizando a internet das coisas para aprimorar seus serviços e economizar em recursos de manutenção, com o uso exacerbado de sensores inteligentes.

Isto é, o IoT está sendo utilizado como componente de vantagem competitiva para as empresas que estão aproveitando essa nova tecnologia.

Nesse texto você pôde conhecer um pouco mais sobre como o IoT está em expansão e qual é a verdadeira importância disso para aas telecomunicações.

O que você acha de tudo isso? Há dez anos chegou a imaginar que a evolução tecnológica seria tão rápida? Deixe o seu comentário aqui embaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *